sábado, 23 de junho de 2012

A Santíssima Trindade




Vamos tentar explicar de maneira simples como é formada a santíssima trindade. Há um só Deus, em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espirito Santo. O Pai é Deus, O Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas há um só Deus. Isso é um mistério da Santíssima Trindade. A existência de um Deus trino foi-nos dada a conhecer por Jesus Cristo. É pela sua palavra que aceitamos este mistério. No Evangelho, à referencias à Santíssima Trindade: "Ide e ensinai... batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28, 19). 
Na transfiguração de Cristo, o Pai falou e o Espírito Santo manifestou-se sob a forma de uma nuvem luminosa (Mt 17, 1-5). A Antigo Testamento, já insinua este mistério. Isaías diz que os Serafins cantam nos céus: "Santo, Santo, Santo é o Deus do universo" (Is 6,3). 
A natureza, tem várias analogias sobre a Santíssima Trindade. Na constituição do mundo temos, o reino animal, o vegetal e o animal; em uma planta, como partes principais temos: raiz, caule e os ramos; no homem, cabeça, tronco e membros; na família, pai, mãe e filhos; a água é encontrada nos estados, sólido, liquido e gasoso; etc....
A maior comparação, porém, esta em nossa alma. Na alma temos o principio do nosso SER. Depois temos, como próprio de qualquer criatura que tenha alma, a Inteligência, que nos permite CONHECER a VERDADE. Conhecendo a verdade, nos passamos a ter vontade de procura-la (QUERER O BEM). A verdade é o BEM. Em Deus (Trino) encontramos O SER, A VERDADE E O BEM, em sua plenitude.
Santo Agostinho explica que que Deus se conhece, este conhecimento é fruto de Sua sabedoria, (temos o Pai e o Filho). Conhecendo-se perfeito, Ele se ama e o amor (Espírito Santo) une o Pai ao Filho. Em Deus há uma natureza divina dividida em três pessoas distintas. (Pai, Filho e Espirito Santo). O Filho, ao encarnar-se, além da natureza divina, assumiu a natureza humana. "No princípio era o Verbo, e o Verbo se fez Carne e habitou entre nós". Fez-se Carne, sem deixar de ser o Verbo. 
Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é Deus e homem – é uma pessoa com duas naturezas (uma divina e outra humana). Jesus, o Filho, veio á terra para nos revelar o Pai e, pelo Espírito Santo, ao Pai nos conduzir. Porém nada explica satisfatoriamente o mistério da Santíssima Trindade. Este mistério esta acima da razão e não contra. Absurdo seria a nossa inteligência limitada apreender completamente a Inteligência Suprema. Diante da grandeza do mistério da Santíssima Trindade, a melhor atitude não é de especulação, mas a de fé e amor.
x

2 comentários:

  1. Nossa, ganhei o dia hoje! Estou muito feliz em ver que você esta buscando a Deus.E melhor divulgando a palavra do Senhor.
    Que a graça do Senhor continue te iluminando e faça com que seu coração tenha cada vez mais cede da palavra.
    Deus abençoe Amém!

    ResponderExcluir
  2. Amém vcs q sempre me influenciaram a isso e eu tive certeza de q é o certo...

    ResponderExcluir